21 julho 2011

Google anuncia fim do Google Labs

Movimento faz parte de uma iniciativa maior para "refinar a oferta de produtos", diz a companhia.

O Google decidiu terminar com a iniciativa Labs, como parte dos esforços da companhia para "simplificar o portfólio de produtos e focar seus esforços de desenvolvimento". O Labs abriga protótipos de produtos que usuários finais podem experimentar, sem garantia de que irão funcionar ou mesmo existir em um futuro próximo.

"Embora aprendamos muito ao lançar protótipos no Labs, acreditamos que um foco maior é crucial” escreveu Bill Coughran, vice-presidente sênior de Pesquisa e Infraestrutura de Sistemas, em um post no blog oficial do Google.

Durante o anúncio mais recente dos resultados financeiros da empresa, Larry Page, co-fundador da companhia, que assumiu como CEO em abril, disse que o Google estava a caminho de aparar a sua ampla variedade de produtos e serviços, eliminando aqueles que não se tornaram populares e não deram certo, como o Google Health e o Google PowerMeter, descontinuados no fim de junho.

No entanto, o fechamento do Google Labs é um movimento que surpreendeu a indústria, considerando que a empresa sempre destacou sua política para encorajar inovações entre seus colaboradores, lançar novos produtos e refiná-los interativamente a partir do público. Além disso, com o passar dos anos, o Labs, que foi descrito pelo Google como um “parquinho” para os “usuários mais aventureiros”, serviu de incubadora para produtos que mais tarde se tornaram extremamente famosos, como o Reader, Maps e Groups.

Há atualmente 56 produtos experimentais no Labs. Alguns irão desaparecer quando ele sair do ar, enquanto outros serão incorporados em recursos existentes. Ainda não está claro quais irão sobreviver e quais não, e não foi estabelecida a data para o fechamento do serviço. A maioria dos apps para Android será transferida para o Market, loja de aplicativos da empresa.

Sites do Labs específicos, como o Gmail Labs, Google Maps Labs e Search Experiments, não foram afetados pela decisão do fechamento, informou o porta-voz da empresa por e-mail. “Não haverá mudanças em nenhum dos canais experimentais. Continuaremos a experimentar novas ferramentas em cada um de nossos produtos, mesmo que o Google decida remover o nome Labs” afirmou.

O fechamento não afeta também a política da empresa de encorajar aos funcionários que dediquem 20% de seu tempo para projetos que eles tenham inventado, adicionou o porta-voz. “Continuaremos a manter as experimentações e inovações, entretanto queremos fazer isso em uma escala maior - sendo assim, em vez de dispersar nossos esforços em produtos individuais e isolados, estamos focando em projetos com impacto global, e fazendo apostas maiores ainda. Nosso objetivo é inovar mais rápido do que nunca, e com maior impacto” finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use a caneta para escrever o que pensa!