por Redação iMasters
De acordo com uma análise de Michael Bonfils, do Search Engine Watch (SEW), sobre os países que compõem o Bric, a liderança do Orkut no Brasil pode terminar ainda este ano.
Nos países do Bric - Brasil, Rússia, Índia e China - há a predominância de outras redes sociais que não o Facebook. A exceção é a Índia, que abandonou o Orkut.
No Brasil, onde o site do Google é líder entre as redes sociais, tem ocorrido um crescimento acelerado do Facebook desde o último trimestre de 2010. Logo, com a ajuda do Google Trends, Bonfils percebeu que, por aqui, a troca deve acontecer no final do terceiro trimestre deste ano.
Na Índia, esse processo se acentuou em 2009 e, até o final daquele ano, o Orkut já havia sido trocado pela criação de Mark Zuckerberg.
Segundo Bonfils, alguns fatores levam as pessoas a mudar de uma rede social para a outra. Entre eles estão o pioneirismo do Facebook em facilitar o desenvolvimento de jogos "altamente viciantes" por terceiros e o fato de o Orkut não permitir a criação de páginas para empresas, além de a rede social do Google só há pouco tempo ter adotado um recurso de compartilhamento parecido com o "Curtir" do rival.
Na Rússia e na China, o analista prevê que as coisas não se modifiquem tão cedo. Isso porque a russa Vkontakte.ru é proativa, com trabalhos em torno da língua e bastante interação social. Já para o RenRen.com a explicação é mais simples: segundo ele, o site "é quase uma cópia carbono do Facebook".
Com informações de Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use a caneta para escrever o que pensa!