O Ministério da Fazenda, em parceria com o BNDES, Caixa Econômica Federal, Sebrae e outros órgãos, realizam em Brasília a quarta edição do Consegi - Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico.
Com o tema "Dados abertos para a Democracia na Era Digital", o Consegi traz debates sobre a participação cidadã na internet, inclusão digital, aplicações livres , o Plano Nacional de Banda Larga e a política de desenvolvimento tecnológico. O Consegi oferece também aos participantes oficinas de Linux, Joomla, Redação na Web, Siconv, Sicaf.
O debate sobre participação cidadã na internet contou com a presença de Fernando Barreto, da Webcitizen. Fernando apresentou a plataforma Vote na Web . Esta plataforma permite que o cidadão acompanhe a votação dos projetos de lei no Congresso Nacional. Permite também que o usuário veja o percentual dos estados que votaram a favor ou contra o P.L.
Eliane Domingos, da revista Espírito Livre , mostrou como os softwares livres são usados na elaboração da revista. "Espírito Livre" é uma revista online voltada para a divulgação de softwares livres e tem colaboradores em diversas partes do país.
Hoje (12/05), haverá palestras sobre: democracia digital, mobilidade e redes sociais, engajamento político na rede, neutralidade na web e gestão do lixo eletrônico, entre outras.
Além disso, ocorrem eventos paralelos destinados a blogueiros, empreendedores, representantes de Ong's e desenvolvedores de web como: ThackDay, Consegi Jovem, Encontro de Empreendedores, Jovem Nerd.
Quem não se inscreveu, poderá participar dos debates amanhã (13/05), através do perfil @tweetjam1 . Se preferir, pode seguir o Consegi no twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use a caneta para escrever o que pensa!