Mesmo com banda larga precária, Brasil é um dos maiores consumidores globais de internet, diz a consultoria comScore
É fato que a banda larga é lenta na maioria das cidades onde ela chega no Brasil. Baixar arquivos pesados, com capacidade restrita, é um tormento. Fora isso, os preços dos serviços de acesso são altos. Com esse cenário de fundo, o País teria todas as precondições para ser um dos lanterninhas no consumo de internet. Ledo engano.

Segundo dados da consultoria, mesmo com as limitações de infraestrutura, a audiência da internet no Brasil cresce 20% ao ano, contra uma média mundial de 8%. E há mais de 40 milhões de brasileiros que acessam a internet em casa ou no trabalho, o que torna o País o oitavo mercado do mundo entre os maiores consumidores de bit e bites.
Potencial. Dale diz que o País é uma das principais apostas da empresa. "É o maior mercado na América Latina, uma região que é muito importante para nossos planos de expansão. O Brasil cresceu mais que os outros países da região e tem o nosso maior escritório comercial". Instalada em São Paulo, a filial da empresa americana tem no portfólio 70 clientes - entre agências de propaganda, portais, empresas de comunicação e companhias dos setores automobilístico, aéreo e varejo - para os quais monitora 40 mil sites e canais online. A comScoreé concorrente da consultoria Ibope Nielsen Online, joint-venture entre a empresa de pesquisas brasileira Ibope e americana Nielsen.
Uma das maiores preocupações dos executivos de marketing das companhias é medir e controlar os resultados de seus investimentos. Cuidado que se redobra diante da enorme segmentação do universo digital já, por si, bastante intimidadora para uma empresa monitorar suas marcas e imagem corporativa, hoje ativos relevantes em seus negócios. Por isso mesmo, mais do que registrar a audiência online, as empresas que prestam serviços nesse setor se esmeram em vender capacidade de análise dos resultados de forma a tornar eficiente a aplicação das verbas publicitárias.
Dale da comScore, porém, não foge à regra da pregação usual do meio marqueteiro. Campanha para dar resultado de vendas tem que casar ações online e offline. "Fizemos uma pesquisa significativa sobre construção da marca online e concluímos que o clique não poder ser métrica para avaliar o desempenho de uma campanha online, porque poucas pessoas realmente clicam em anúncios", constata Dale.
Fundada em 1999 e com ações listadas na Nasdaq desde 2007, a comScore acompanha mais de três milhões de sites em 170 países.
Fonte: estadao.com.br
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