Abep News divulga no dia 21 de fevereiro de 2011 entrevista com Juliana Sawaia, gerente de inteligência de
mercado do IBOPE Mídia, sobre os benefícios do crescimento de sites de comércio eletrônico
Com informações do crescimento avassalador da audiência dos sites de Comércio Eletrônico, que atingiu quase 30 milhões de pessoas e dos sites de cupons e compras coletivas, que atingiram 13,2 milhões de pessoas em dezembro, e já acumulam crescimento da audiência de mais de 680% desde junho, a Abep News entrevistou Juliana Sawaia, gerente de inteligência de mercado do IBOPE Mídia, para entender os benefícios reais dessas
informações para lojas de varejo e outras que deles se beneficiam, assim como para a indústria da pesquisa.
Abep News: Tem-se informação ou noção do perfil do público que navega em sites de Lojas de Varejo?
Juliana Sawaia: O quadro abaixo mostra o perfil desse público:
Abep News: Esse público usa os sites de Lojas de Varejo com qual intuito? Comprar / fazer sondagem de preço /
buscar informações técnicas? – Há informações nesse sentido?
Juliana Sawaia: Do total de internautas, 85% declara navegar em Lojas de Varejo para obter informações sobre
produtos e serviços, antes de comprá-los. Os assuntos de maior interesse são: tecnologia pessoal, celular e
eletrodomésticos.
Mais da metade dos internautas, efetivou alguma compra recentemente, nesses sites específicos ou em outros.
Cada um deles, realiza ao menos uma compra no mês.
Abep News: E com relação aos sites de descontos e compras coletivas? Conhecemos o perfil dos usuários?
Qual é ele?
Juliana Sawaia: Os mais recentes estudos mostram que são 13,2 milhões de usuários únicos de sites de compras
coletivas. O perfil desses usuários está compartilhado com o de lojas de varejo, conforme o quadro acima.
Abep News: Como a indústria brasileira pode beneficiar-se dessas informações? E do ponto de vista da pesquisa?
Como usufruir dessas informações, visando levar dados de forma agilizada e confiável aos clientes?
Juliana Sawaia: A internet vem crescendo em sua base de usuários e por consequência atraindo mais
investimento em publicidade, chegando a superar algumas mídias offline em participação sobre a indústria da
propaganda.
É fundamental para agências e anunciantes conhecer os hábitos e atitudes desses usuários para beneficiarem-se
dessas informações, na melhoria de seus produtos e serviços. Essas pesquisas são fundamentais para o
aprimoramento da estratégia de marketing a ser utilizada, para atingir de maneira mais eficiente o público
objetivado.
Abep News: Quais deverão ser os próximos avanços tecnológicos, que influenciarão nas informações e,
consequentemente, no benefício da indústria brasileira?
Juliana Sawaia: Os avanços estão relacionados às necessidades dos usuários de tecnologia, dessa forma é difícil
estabelecer modelo preditivos, uma vez que as necessidades estão em constante movimento. Portanto, é
imprescindível que a indústria se utilize de informações de pesquisa para compreender as reais necessidades
do seu consumidor e desenvolver produtos e soluções inovadoras.
Fonte: ABEP News
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use a caneta para escrever o que pensa!