Sala de espera na sede do Twitter, em São Francisco - EUA |
Rascunho do primeiro layout do site
O nome do site veio do dicionário Oxford, onde era definido como “uma pequena explosão inconsequente de informações; silvos dos pássaros”. Inicialmente, o serviço podia ser atualizado somente por meio de SMS enviados por celulares.
A grande explosão do Twitter aconteceu na edição de 2007 do festival South by Southwest (SXSW), quando o número de mensagens publicadas no site saltou de 20 mil para 60 mil por dia. Na ocasião, a startup se tornou o assunto do momento entre os congressistas e formadores de opinião do mundo online.
Na sequência, o site começou a crescer exponencialmente e a agregar novas funcionalidades.
Primeiro, passou a ser atualizado pela web. Em abril de 2009, O Twitter apresentou a lista de Trending Topics, que se tornou uma das principais termômetros do mundo online para análise dos assuntos em voga. Em setembro do ano passado, o site passou por sua principal reforma, introduzindo um novo layout com novas possibilidades de interação.
Hoje, estima-se que o Twitter possua 190 milhões de usuários, o que o coloca na nona posição entre os sites mais acessados globalmente, segundo ranking do site Alexa.com. Além disso, o microblog se tornou uma ferramenta de mobilização social, como visto nos protestos contra as fraudes nas eleições iranianas de 2009, e nas recentes revoluções que atingiram países do mundo árabe, como a Tunísia e o Egito.
Mapa de emissão de tuítes no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use a caneta para escrever o que pensa!