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25 fevereiro 2011

Cliente 2.0?

Por Eduardo Pizzetti* 


Porque devo investir em mídias sociais? Ao surgir esta pergunta, a única resposta que me vem à cabeça é: “Porque sua empresa depende das pessoas para prosperar.” Para entender melhor o sentido desta resposta, precisamos antes entender a respeito da evolução humana no sentido de consumidores.

A cada ano que passa, tanto quanto os avanços tecnológicos e o constante aumento do número de produtos e serviços no mercado, o consumidor também evolui. Acompanhando este crescimento, como em uma sala de parto, assistindo ao nascimento de inúmeras empresas, produtos e serviços de diferentes segmentos, suas exigências e expectativas também aumentaram, e muito.

O consumidor de hoje procura mais do que nunca em uma marca, além da qualidade, a segurança de estar fazendo um bom negócio. E para isso, simplesmente ter o melhor produto não é o suficiente. Uma empresa que fala de forma estreita e sincera com seus clientes conquista a sua confiança com mais eficiência, mas para que isso seja realizado de forma concisa, antes de tudo, a empresa precisa conhecer quem é o seu cliente. É aí que se encaixam as redes sociais.

As redes sociais são as maiores fontes de informação na atualidade. Um banco de dados de números astronômicos que, se aplicados a um planejamento estratégico e modelados da forma correta, poderá ser o mapa da mina para a empresa que a utilizar. A boa notícia é que as próprias redes sociais se encarregam de facilitar esse trabalho. Podemos citar, por exemplo, o Orkut, onde através dele é possível identificar pessoas que gostam de um determinado produto ou serviço, que frequentam o mesmo lugar nos finais de semana, ou que consomem a mesma marca de bebida.

Ou seja, com base na tendência das pessoas de juntar-se a outras que possuem o mesmo gosto ou interesses em comum, torna-se mais fácil para uma empresa aproveitar deste fato, podendo assim identificar com precisão onde estão os seus clientes e público-alvo. Desta forma, a praticidade e facilidade de interação com os mesmos se tornam mais fáceis, identificando suas necessidades, resolvendo os seus problemas. Ou seja, passa a criar não apenas um vínculo comercial, mas sim, a fazer parte do seu cotidiano e principalmente de sua rede de amigos, construindo laços mais intensos. 

Outro grande fator que impulsiona o uso das redes sociais no meio corporativo se dá ao fato de que através delas a empresa passa a ter mais um canal de comunicação, tanto com os clientes, possíveis clientes, mas também com a mídia, tornando-se uma fonte aberta de informação, dando “cara” à empresa e principalmente possibilitando a interação com o público em geral.

Criar perfis em redes sociais apenas e sair divulgando seus produtos ou serviço, porém, não trará um retorno positivo e imediato. Existe um cuidado muito grande que se deve tomar ao fazer uma abordagem, pois tanto quanto no mundo real, as pessoas possuem um bloqueio natural quando alguém o aborda com a finalidade específica de lhe vender algum produto ou serviço. Desta forma, o índice de aproximação positiva poderá ser baixo. 

É preciso, antes de tudo se relacionar. O resto dependerá de como será conduzido o processo de relacionamento online com o público. Por isso, a importância de existir um planejamento pré-estabelecido e de métricas pré-definidas. Caso contrário, poderá todo o esforço resultar em apenas meros perfis amargando algumas visitas e trocas de recados aleatórios. A dica mais importante é: Contrate alguém que realmente entenda do assunto, assim você reduzirá cerca de 99% de chances de atirar no escuro.

* Eduardo Pizzetti é publicitário



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